Inbound Marketing transformou a maneira como fazemos negócios. Da forma intromissiva realizada antes para uma maneira mais útil, mais humana e mais compreensiva.
O Inbound Marketing concentra-se em transformar um desconhecido em um cliente muito satisfeito. Faz a conexão entre o modo que a sua empresa vende a o modo que as pessoas realmente compram. A ideia do Inbound Marketing é oferecer informações e conteúdos relevantes para seu cliente, a fim de fazê-lo se interessar por sua empresa e adquirir o seu produto.
Com um trabalho personalizado, seus potenciais clientes serão educados sobre sua empresa e sobre como é referência em seu segmento, influenciando, assim, na decisão de compra. Tudo isso através de conteúdos que realmente agregam algo.
Em resumo, o Inbound Marketing é… Um conjunto de estratégias que convergem para um objetivo comum: Atrair, converter e estimular a decisão de compra dos clientes ideais para o seu negócio. Diferente do marketing tradicional, o Inbound Marketing se baseia no relacionamento com o consumidor. Em uma frase: Inbound Marketing significa estratégias mais eficazes
A jornada do comprador no Inbound Marketing é composta por quatro etapas, são elas:
1 – Aprendizado e descoberta: As pessoas sentem dores mas não sabem identificá-las. Nessa primeira etapa, a ideia é criar conteúdos de atração – ou seja – que chamem a atenção dos seus possíveis clientes.
2 – Reconhecimento do Problema: Depois de atrair a atenção do potencial cliente e despertar a curiosidade para um problema, chega a etapa de ajudá-lo a reconhecer exatamente qual a sua dor. A pessoa precisa sair dessa etapa com um nome para o seu problema.
3 – Consideração: Aqui, o prospect já sabe nomear a sua dor e precisa saber quais são as soluções existentes. A ideia é produzir conteúdos que indiquem possíveis caminhos que possam ajudá-lo.
4 – Decisão de compra: Nesta última etapa da jornada do comprador, a pessoa já decidiu qual a melhor solução e está maduro o suficiente para tomar uma decisão. Chegou a hora de mostrar para o cliente que a sua empresa é a melhor opção.
Todas as pessoas passam por estas etapas até a decisão final da compra. Independente de qual seja o produto ou serviço…agora, NESSE MOMENTO existem pessoas procurando na internet a solução que a sua empresa oferece;)
As etapas do Inbound Marketing são:
Aumentar os visitantes qualificados (Atrair)
Nessa etapa você precisa focar em trazer a sua persona para o seu site. É o maior passo.
Você poderá fazer isso através : Produção de conteúdo relevante, atualização do blog, presença em redes sociais, otimização de SEO e campanhas de mídia paga.
Converter visitantes em leads (Converter)
Transformar os visitantes em leads através do processo de conversão: quando uma pessoa oferece um contato em troca de um material rico. Você poderá fazer isso: oferecendo como e-book ou ferramentas através de um formulário de captura como uma landing page.
Aumentar a sua conexão com a base (Relacionar)
Nem todo cliente em potencial estão no momento de realizar a compra. Para ter uma ideia da proporção em que se encontram as pessoas ao longo do processo, veja o diagrama abaixo (Pirâmide de Chet Holmes):
Por meio de algumas estratégias, identifica-se os estágios que se encontram os leads e por meio de um bom relacionamento impulsionamos o seu avanço na jornada de compras. Isso será feito através de e-mail marketing e a automação de marketing (o que chamamos de nutrição de leads).
Identificação de oportunidade para vendas (Vender)
Agora você deverá identificar quem realmente pode se tornar um cliente e está pronto para que se inicie a abordagem comercial.
Você conseguirá fazer isso através do acompanhamento da geração de leads, segmentação da base e identificação das melhores oportunidades.
Mensuração constante (Fidelizar)
O Inbound Marketing necessita de avaliação e planejamento constante. Você conseguirá ter um controle sobre seu negócio através dos números do funil (Visitantes > Leads > Oportunidades> Vendas). Também saber quais ações estão sendo efetivas e gerando resultados e otimizar os recursos.
Como as etapas se interligam dentro da metodologia?
Visitantes qualificados em ações simultâneas
Em um primeiro momento, é interessante fazer uma campanha efetiva de mídia paga (Google Adwords, Linkedin Ads e Facebook Ads) e, ao mesmo tempo, construir um ativo permanente com um trabalho intensivo de Inbound Marketing e geração de conteúdo, SEO e redes sociais. Com o tempo, o natural é diminuir o orçamento de mídia paga e colher apenas os resultados gerados pela busca orgânica.
Nutrição de leads e segmentação da base
Apenas aumentar o volume de visitantes do seu site não é garantia de bons resultados. É preciso transformar todo esse volume de tráfego em oportunidades de venda. São duas ações tomadas em paralelo:
1) Nutrição de lead
Um visitante se transforma em lead quando dá seu contato. A partir do material de onde aconteceu essa conversão, cada um dos leads começam a receber uma sequência de e-mails específicos e direcionados.
2) Segmentação da base
Segmenta-se a base de e-mails e criamos fluxos de e-mails para cada jornada de cada lead. Assim, aumentamos a efetividade da entrega e limpamos a base dos e-mails com baixa taxa de abertura.
3) Administração dos workflows completos
Toda essa estrutura foi criada para criar oportunidades reais de venda, aumentar o engajamento com a marca, reter e fidelizar os clientes. Claro que é necessária uma gestão constante de toda metodologia Inbound e da automação dos leads para identificar as melhorias e os ajustes que podem ser aplicados.
Entendeu um pouco mais sobre Inbound Marketing?
O que acha de marcarmos um bate-papo para pensar na sua estratégia?