Não caiam na armadilha de usar o WhatsApp como ferramenta de publicidade, essa não é a finalidade do aplicativo, e foi justamente a ausência de propaganda que tornou a ferramenta tão útil. É importante entender a essência das redes sociais, as pessoas buscam mais privacidade as pessoas desejam menos comerciais em suas vidas.
A velha forma de fazer propaganda acabou, não funciona mais, as pessoas querem algo mais do que o velho: “compre agora!” É difícil dizer qual a melhor forma de usar o WhatsApp como ferramenta de marketing, isso vai depender do negócio da empresa, mas tem alguns conceitos que servem para qualquer canal de atendimento ao cliente:
Seja resolutivo
Quando o cliente entra em contato ele deseja resolver algo, então atenda integralmente e de a solução, sem muitas perguntas ou burocracia e use o canal que o cliente já está conectado. Exemplo negativo prático: Entrei em contato com uma loja de artigos de festa infantil pelo whatsapp, ao pedir o orçamento via whatsapp, responderam solicitando para eu entrar em contato pelo telefone e ponto. Ora se o canal do whatspp não pode resolver o problema, então não divulgue! E mais, podiam ter tido mais iniciativa e me ligado, em vez de pedir para o cliente entrar em contato novamente.
Tenha tudo em mãos pelo whatsapp
É fundamental que a pessoa responsável pelo atendimento tenha todas as informações em mãos de forma prática. Se sua empresa vende produtos, tenha fotos dos produtos e os valores na imagem se possível, isso facilita até o compartilhamento do seu produto pelo cliente. Imagina alguém comprando digamos uma roupa, sim é possível, às pessoas vendem de tudo pelo whatsapp. Qual seria a melhor forma de enviar o orçamento para o cliente: A imagem não precisa sofrer um super tratamento, mas apenas algumas melhorias para enviar algo mais apresentável para o cliente.
Tenha mensagens e áudios prontos
Com o tempo você irá saber quais as principais perguntas dos clientes, então já deixe as respostas prontas em áudio e texto.
Tenha vídeos dos produtos
O uso de vídeos curtos é uma ótima ferramenta para divulgar o seu produto ou serviço, não precisa ser um vídeo profissional, um vídeo feito com celular e um pouco de criatividade pode gerar muito mais confiança do que um vídeo super produzido.
Faça o pós venda pelo whatsapp
A maior parte das empresas vivem uma realidade parecida, a falta de tempo para fazer certas coisas importantes, o pós vendas é uma delas, embora todos saibam que é fundamental é difícil encontrar o cliente e colher seu feedback. Então use o whatsapp para isso, mas seja breve, faça perguntas objetivas para seu cliente.
Agradeça o seu cliente
Depois que seu cliente comprar, mande uma mensagem agradecendo! É educado e todo mundo gosta de ser lembrado.