Construtores de site: porque não usar?
Fazer um site usando um construtor de sites online parece ser fácil a primeira vista, passando a ilusão de que você não precisa pensar no design e na aparência do seu site. Você pode simplesmente escolher um dos templates. Mas a despeito do que entusiastas possam dizer, construir um site é muito mais do que criar um visual agradável. Existem vários outros aspectos envolvidos no processo, incluindo usabilidade, velocidade de carregamento das páginas, estrutura amigável aos mecanismos de busca, entre outras.
Existe uma onda de serviços que prometem a criação simplificada de sites, mas designers e outros profissionais da área condenam veementemente o uso dessas ferramentas. Pode-se pensar que eles estão com medo de perder clientes para soluções que os tornam obsoletos.
Realmente há soluções que diminuem a necessidade de profissionais especializados em criação de sites, mas realmente não são esses serviços.
Vamos explicar os problemas começando pelo mais sério.
É um quebra-galho
Esses serviços funcionam usando programas que estão nos servidores da empresa que os criou. É como se você alugasse o programa que cria páginas. O problema é que, se o seu site crescer e precisar de mais recursos que não estão previstos no construtor de páginas, você terá que migrar para outro e recomeçar praticamente do zero. Se for um site com 5 páginas é simples, mas se for um com 2000 artigos?
Mesmo que o serviço ofereça uma ferramenta de exportação existe a curva de aprendizado que pode ter sido menor na hora de aprender a usar o construtor, mas também terá que ser recomeçada do zero ao adotar um CMS melhor.
Resumindo: um construtor de sites te deixa preso a uma solução limitada, sujeita ao risco de falência do seu produtor e com um tipo de bomba relógio esperando seu site precisar de um pequeno recurso a mais que te levará a ter que recomeçar tudo do zero.
Não passa uma boa impressão
Sim, o site pode ficar bonito, mas o internauta cada vez mais antenado identifica certos padrões esperados como a localização dos menus e comportamento da interface além de desenvolver um tipo de faro para “site sério”. Mesmo subjetivamente o internauta sabe quando está entrando em um site feito com uma ferramenta profissional e quando está em um site “leigo”.
Na maioria dos casos será mais interessante manter um Blogger, Tumblr ou similar do que fazer um site que parece profissional, mas não é. O visitante entrará nele e sairá quando seus instintos apitarem.
Não são amigos dos buscadores
De acordo com estudo da empresa de marketing Edelman Trust Barometer, a busca orgânica é responsável por levar, em média, cerca de 35% do volume de tráfego em sites comerciais brasileiros. Sabendo disso, na hora de construir um site é preciso ficar atento a uma série de práticas amigáveis com SEO.
No entanto, os construtores gratuitos dificultam esse trabalho. Em primeiro lugar, porque a ferramenta não ajuda na hora de deixar o código limpo e nem de determinar palavras-chave nos títulos, descrições, H1 e H2. Isso é ruim na hora do site ser lido pelo Google, Yahoo, Bing e outros buscadores de site. Isso vai tornar mais difícil localizarem seu site.
O site pode, ainda, ficar muito pesado por conta de imagens e vídeos, ou seja, o seu carregamento fica lento, prejudicando no posicionamento das buscas orgânicas. Para completar, a página fica dentro da plataforma do construtor, o que dificulta a indexação dele pelo Google.
Eles não sabem o que são
Hoje os sites praticamente se dividem em dois tipos: redes sociais online (Tumblr, Facebook, Twitter, Four Square, G+) e sites (que podem ser institucionais, blogs ou jornais).
Os construtores de sites produzem algo que parece um site institucional, mas não é. Procura se integrar a redes sociais, mas não são redes. Eles ficam em uma situação híbrida que intensifica a impressão negativa subjetiva que o visitante tem e citei mais acima.
É importante que o site realmente se integre a redes como o Facebook, Instagram e Twitter (as três maiores na ordem) e demonstre estar compartilhando sua especialidade com os seus clientes e com a sociedade em geral.
Há limitações na hora de personalizar o design
Por mais que os construtores ofereçam centenas de modelos prontos, muito provavelmente o site da sua empresa vai ter a mesma “cara” de outros sites que criaram suas páginas no mesmo construtor gratuito. Como resultado, sua empresa acaba ficando sem uma identidade visual própria, dando a impressão de amadorismo aos visitantes.
Falta de suporte
No começo, parece que tudo está bem, até que, aos poucos, os problemas citados acima começam a aparecer. Nesse momento, não há ninguém a quem recorrer.
Por mais que os construtores gratuitos ofereçam dicas para solucionar algumas questões, não é um atendimento personalizado. Tudo é bem genérico e superficial, ou seja, nada que resolva, de fato, os seus problemas.
Resumindo
Como você viu, vale muito mais a pena pagar por um serviço de qualidade do que apostar em programas gratuitos. Em pouco tempo, você enxerga o retorno do capital investido.
Nesse sentido, se a sua intenção é criar um site pessoal ou para a sua empresa rapidamente, com ajuda profissional e por um baixo custo, entre em contato conosco.
Vários recursos disponíveis, integração com redes sociais, google maps, contas de e-mail personalizadas, entre outros. Tudo na vida tem um preço, inclusive na internet. Sejam as limitações ou as taxas escondidas, você só tem a perder em dinheiro e tempo ao apostar em um construtor de “sites profissionais”.